22/03 Notícias da Igreja Equipe de Animação do Sínodo prepara encontro com macrorregiões para animar o processo sinodal
Compartilhar

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil se reuniu na manhã desta segunda-feira, 21 de março, com o objetivo de realizar uma preparação dos encontros que acontecerão com as macrorregiões a partir da próxima semana com o objetivo de animar o processo sinodal.

“A ideia é partilharmos um pouco das experiências, como tem sido a caminhada com cada um; ouvir também no sentido de partilhar os desafios e também saber dos coordenadores diocesanos se nós, enquanto Equipe Nacional, poderemos contribuir de alguma maneira”, afirmou o padre Júlio Resende, membro da Equipe de Animação do Sínodo.

No encontro com os blocos regionais, padre Júlio também disse que a Equipe de Animação do Sínodo 2023 terá a oportunidade de tecer algumas propostas e indicações de como deverá ser preparada a síntese diocesana, “que é um documento muito importante e que reunirá as contribuições, reflexões de cada diocese no Brasil”.

“O desafio é fazer com que conversemos num processo bem sinodal para que a gente possa ajudar nesses meses finais que faltam, porque todas as dioceses devem entregar suas sínteses até o dia 31 de julho”, explicou o padre.

Padre Julio também argumentou que a fase diocesana, segundo a proposta do Papa, é a fase primordial, porque “é a fase de escutar as bases, de escutar as pessoas que estão nas comunidades, nos movimentos, nos trabalhos pastorais, nas inserções concretas da Igreja, nos diversos aspectos e ambientes da sociedade”.

“Por isso a fase diocesana é tão importante para que realmente a Igreja possa se reconhecer como povo que caminha junto, servindo na missão da Igreja, buscando também participar nos diversos aspectos dessa missão que o Senhor nos concedeu”, salientou.

Os encontros por blocos regionais

Os encontros serão realizados por blocos regionais, das 19h às 21h, com os representantes e/ou equipes diocesanas nos seguintes dias:

28/03 – Norte e Noroeste
(Note 1, Norte 2, Norte 3 e NO);

29/03 – Nordeste
(Nordeste 1, Nordeste 2, Nordeste 3, Nordeste 4 e Nordeste 5);

30/03 – Centro Oeste e Oeste 1 e 2;

06/04 – Sul
(Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4);

07/04 – Sudeste
(Leste 1, Leste 2, Leste 3).

CNBB