26/04 Notícias da Igreja Escola pública de Campos dos Goytacazes promove inclusão social de alunos
Compartilhar

Em meio a Pandemia o Ciep Custódio Siqueira, em Campos dos Goytacazes, RJ, promoveu inclusão de alunos com necessidades especiais com deficiência visual e de locomoção. A Diretora Rita Pacheco junto de sua equipe pedagógica, professores e funcionários acolhe a todos promovendo inclusão social.

Trabalhar com Luís Felipe e Geisa tem sido um grande aprendizado tanto para nós professores como para os alunos. Todas as manhãs estão eles, superando seus limites com muita garra e alegria. Alegria que nos contagia e podemos continuar sonhando com uma escola cada vez mais família e uma escola que se sonha juntos. Parabenizo a gestão por tornar esse processo mais leve. E importante o trabalho dos cuidadores que tem sido um grande apoio para a mediação para o processo ensino aprendizagem. Professora Cineide.

No ano que a Campanha da Fraternidade tem como tema a Educação o Ciep Custódio Siqueira em Campos dos Goytacazes (RJ) é exemplo de inclusão social de alunos. A Diretora, Rita Pacheco destaca um trabalho que envolve todos funcionários para acolher e promover uma educação integral e inclusiva. O trabalho envolve a direção e toda equipe pedagógica e todo corpo docente e integrando os alunos com necessidades múltiplas com condições para o aprendizado.

“Temos a compreensão que cada aluno é único com sua individualidade. Mas aulas práticas são utilizadas estratégias pedagógicas diversificadas dando oportunidades para que os alunos possam realizar as suas atividades de forma individualizada, em dupla ou em grupo”, destaca a diretora.

A avaliação ocorre de forma processual, possibilitando ao professor fazer a verificação da aprendizagem diariamente. Ao longo de todo o percurso é compreensível que surjam dificuldades nesses alunos, mas a escola conta com grupo de professores comprometidos e competentes que buscam inovar sua pratica docente e atender a realidade da escola e promovendo a inclusão educacional.

Escola pública de Campos dos Goytacazes
Escola pública de Campos dos Goytacazes

Incluir e despertar a participação

Além da prática esportiva há o momento da socialização e da inclusão, fazendo com que nossos alunos com necessidades especiais se sintam como parte da equipe, do grupo, isso é começo de uma memória dessa inclusão. Me sinto desafiada e incentivada profissionalmente a continuar na educação e a dar o meu melhor em prol de uma educação inclusiva”. Andreia Falcão Professora de Educação Física.

Experiencias que faz a diferença na prática educacional que inclui a todos os alunos. A professora de Educação Física, Andreia Falcão relata os desafios com a volta as aulas presenciais. E com 30 anos de magistério teve que se reinventar no trabalho com alunos com necessidades especiais.

“Lecionar com esses dois alunos é desafiador. Procuro informações, pesquiso meios e materiais necessários para desenvolver um trabalho qualitativo. Trabalhando com atividades em grupo, fazendo as adaptações necessárias para uma aluna cega participe ativamente. Possuo um aluno cadeirante que incentivo a estar praticando atividades físicas juntamente com o grupo. Procuro meios para despertar o interesse desses dois alunos a praticarem minhas atividades propostas e desenvolverem as suas habilidades motoras, com força, coordenação, agilidade e flexibilidade”, conta Andreia.

“Estar trabalhando com alunos especiais está sendo uma experiencia muito instigante e enriquecedora. Eles nos tiram da zona de conforto quando nos levam a conhecer as desigualdades de cada um e buscar meios de garantir o aprendizado. Além de nos fazer enxergar a vida sob outras perspectivas bem diferentes das nossas”. Professora Lenitha

Escola pública de Campos dos Goytacazes
Escola pública de Campos dos Goytacazes

O cuidado e Solidariedade

“O cuidador escolar tem um papel fundamental no processo de inclusão do estudante com alguma deficiência física, intelectual e/ou transtorno específico, pois o auxilia nas atividades de alimentação, higiene e locomoção e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária à sua presença.”

Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Imagem capa: Escola pública de Campos dos Goytacazes