17/03 Notícias da Igreja IAM divulga ganhadores do Concurso de Desenhos
Compartilhar

Neste sábado, 11 de março, foram revelados os vencedores do Concurso de Desenhos da Infância e Adolescência Missionária – IAM. A live apresentada por Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária da IAM, apresentou os desenhos escolhidos na etapa nacional serão enviados para a Secretaria Internacional da IAM, em Roma. Participam desta atividade crianças e adolescentes da IAM de todo o mundo.

O objetivo do concurso é celebrar os 100 anos em que o Papa Pio XI concedeu à Obra um caráter Pontifício. A atividades buscou motivar as crianças e adolescentes da IAM a usarem da arte para comemorar essa bonita história. A frase motivadora para a criação dos desenhos foi “Está fazendo 100 anos que a IAM é uma obra do Papa. O que isso significa para mim?”.

Comissão julgadora avaliou desenhos
No dia 8 de março, uma comissão julgadora pode avaliar os desenhos enviados pelas dioceses e escolher os que melhor retrataram o tema proposto pelo concurso. Participaram da comissão: Pe. Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Wesley T. Gomes, criador dos mascotes da IAM, Antônia Resende, administradora das POM, e Janaína Menezes de Almeida, Professora de Arte na ABEC – Marista.

Realizado em três etapas (paroquial, diocesana e nacional), o concurso pode envolver crianças e adolescentes divididos por faixas etárias, a fim de que se possa avaliar os desenhos de acordo com as possibilidades de desenvolvimento das idades. Os participantes foram agrupados por idades de 4 a 6 anos, 7 a 11 anos e 12 a 16 anos.

Participaram do concurso as dioceses de Iguatu (CE), Caxias (MA), Palmas e Francisco Beltrão (PR), São João da Boa Vista (SP), Rio do Sul (SC), Jundiaí (SP), Jacarezinho (PR), Teresina (PI), São Raimundo Nonato (PI), Guarulhos (SP), Marília (SP), Franca (SP), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG), Paraíba (PB), Salvador (BA), Colatina (ES), Humaitá (AM), Presidente Prudente (SP), Aracajú (SE), Campinas (SP), Cajazeiras (PB), Limeira (SP), Caicó (RN), Santos (SP), Almenara (SP), Porto Velho (RO), Niterói (RJ), Bragança (PA), Joaçaba (SC), Lages (SC), Joinville (SC), Bragança Paulista (SP), Londrina (PR), Barra do Garças (MT), Parintins (AM), Sinop (MT) e Rondonópolis-Guiratinga (MT).

Conheça os vencedores:

Iris Xavier de Miranda, 5 anos

Iris Xavier Freitas de Miranda, 5 anos
Diocese: São João da Boa Vista – São Paulo
“Eu estou muito feliz por meu desenho ser escolhido, representar o Brasil e ser enviado até o Papa. É uma alegria para o meu coração”. Em seu desenho, Iris buscou representar a aliança da IAM com Deus através do Arco-íris, os 100 anos da IAM, o terço, representando a oração das crianças para crianças, a lâmpada como símbolo de onde nasceu a IAM, o mapa, presentando a abrangência da IAM nos 5 continentes através das 5 cores, a pomba como a mensagem da palavra de Deus, o megafone sendo o anúncio e a evangelização, o cofre como símbolo das crianças ajudando as crianças e a Igreja como a casa do administrador de todo o projeto da IAM.

Alicia Maria Pires Costa, 11 anos, e sua família

Alicia Maria Pires Costa, 11 anos
Arquidiocese de Teresina (PI)
“Eu, sinceramente, não tinha intenção, em ganhar, mas eu participei e ganhei, e estou muito feliz. Mas o que importa é a participação de todos. Eu fiquei maravilhada e muito feliz, por tantas etapas que passei e finalmente cheguei à final para representar o Brasil. O meu sonho se realizou, meu desenho será apresentado ao Papa Francisco. Agradeço pelo incentivo de minha mãe e a Jesus Cristo por ter indo tão longe.” Em seu desenho, Alicia representou as crianças evangelizando outras crianças, não importando sua religião, a igreja que frequenta, a cor da pele, influenciadas pelo Papa Francisco na missão de evangelizar a todos. Representou o Papa Francisco com a Igreja.

Thiago Vasconcelos, 15 anos

Thiago Rangel Araújo Vasconcelos, 15 anos
Diocese de Santos (SP)
“A palavra que descreve esse momento é gratidão! Primeiramente a Deus, gratidão a minha família e gratidão também a minha assessora por ter me incentivado a participar desse concurso. Estou me sentindo muito, mas muito feliz! Mas não há palavras para descrever esse momento de tantas emoções. Na hora da live eu estava muito nervoso e com um misto de emoções. E Na hora que foi divulgado o resultado eu fiquei muito feliz por ter conseguido levar o nome da minha paróquia e da minha diocese para um concurso nacional da IAM! E ainda não caiu minha ficha que o meu desenho irá chegar ao Papa Francisco… E de todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos.”

Com informações das POM

CNBB