25/05 Notícias da Igreja Igreja no Brasil promove iniciativas em preparação à Solenidade de Pentecostes
Compartilhar

Aproxima-se a Solenidade de Pentecostes, em que recorda-se a descida do Divino Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria, reunidos no Cenáculo. Em 2022, o Dia de Pentecostes será celebrado em 5 de junho, mas algumas iniciativas já surgem na Igreja do Brasil, a fim de preparar a todos para a solenidade.

Nós cristãos, como Igreja viva, povo de Deus, devemos agradecer a riqueza de dons derramada sobre nós no dia de nosso batismo e mais plenamente na crisma, comprometendo-nos e sentindo-nos enviados a anunciar ao mundo o Evangelho da vida e da salvação, conforme o envio de Jesus a seus discípulos e também a todos nós”, afirma o bispo de Erexim, dom Adimir Antonio Mazali.

Novena de Pentecostes da Pastoral Juvenil

A Pastoral Juvenil convida os jovens do Brasil, para uma singular experiência, de “subir ao Cenáculo” com a Virgem Maria e os discípulos, para clamar juntos: “Vinde, Espírito Santo!”.

Para isso, realizará um encontro online, através da plataforma “Zoom”, onde por nove noites consecutivas (de 27 de maio a 04 de junho, a partir das 20h) os presentes estarão em oração e escutarão meditações sobre temas propostos a partir da pedagogia do “Seminário de Vida no Espírito”, que já é familiar aos membros das Novas Comunidades e demais expressões eclesiais, ligadas a espiritualidade da Renovação Carismática Católica.

O link de acesso será disponibilizado diariamente pelas redes sociais do portal “Jovens Conectados”, da Comissão para a Juventude da CNBB. Os encontros serão sempre conduzidos por jovens líderes de diversas Novas Comunidades presentes no Brasil. Confira a programação (AQUI).

Novena de Pentecostes da Edições CNBB

Para esse tempo de preparação para os festejos do Divino, a Edições CNBB apresenta o subsídio “Novena de Pentecostes”, cujo propósito é convidar as comunidades a rezar, cantar e experimentar esse tempo de graça. Iluminados pelas meditações do Papa Francisco, o livro traz um roteiro detalhado e de fácil compreensão para a celebração de cada encontro da Novena.

Saiba mais em: https://www.cnbb.org.br/edicoes-cnbb-oferece-a-novena-de-pentecostes-2022-em-preparacao-para-a-festa-do-espirito-santo/

 

Encontro de Pentecostes

A arquidiocese de Maceió vai realizar o encontro de Pentecostes no próximo dia 5 de junho no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. Após dois anos sem a realização do evento por causa da pandemia, as paróquias, movimentos e pastorais da capital e do interior estarão reunidas das 8h às 17h em momentos de louvor, pregação e missa presidida por dom Antônio Muniz Fernandes.
O arcebispo metropolitano convocou toda arquidiocese para participar da programação.

Vamos celebrar a grande festa de Pentecostes, fazer eco deste momento da nossa vida eclesial em uma Igreja sinodal com Maria e na força do Espírito Santo. O encontro será revestido por este tema. Será um momento de renovação de espírito da caminhada da Igreja de Cristo presente em nosso meio”, pontuou dom Antônio Muniz.

O tema central da programação, que é aberta ao público, é o versículo 38 do capítulo 7 do evangelista João: “Quem crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva!”. A organização do evento é coordenada pela Renovação Carismática Católica (RCC) com o apoio do Conselho de Leigos da arquidiocese de Maceió.

Confira a programação na íntegra (AQUI).

Fonte: CNBB