02/12 Notícias da Igreja Missa com parlamentares católicos: o testemunho cotidiano na caminhada rumo ao reino dos céus
Compartilhar

Deputados federais e senadores da República participaram, na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro, da Missa com os Parlamentares Católicos. A celebração ocorreu na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Presidiu a eucaristia o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.

Na homilia, ele refletiu sobre um modo de testemunhar a fé que vai além das palavras, que é um “testemunho cotidiano” cujo objetivo é construir a vida sobre fundamentos sólidos, assim como o Evangelho indica construir a cidade sobre a rocha.

O Evangelho de hoje falava sobre autenticidade, não quem diz ‘Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus’. Isso diz de um modo de ser, um modo de viver, de conviver, diz de um modo de testemunhar a própria fé. Não se trata simplesmente de flatus vocis, mas de um testemunho cotidiano. E o objetivo deste modo de ser é construir a cidade sobre a rocha, a nossa história sobre fundamentos sólidos, a nossa sociedade sobre fundamentos sólidos, a nossa vida pessoal também sobre fundamentos sólidos”, refletiu dom Jaime.

O Evangelho de hoje (Mateus 7, 21.24-27) traz o ensinamento de Jesus: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”.

Foram os concelebrantes da Missa o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado; o assessor político da CNBB, padre Paulo Renato Campo; os subsecretário adjuntos Geral e de Pastoral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista e padre Marcus Barbosa Guimarães; e o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá Santos.

Ao final da celebração, dom Joel agradeceu a participação dos parlamentares e de alguns de seus familiares, ressaltando que as portas da sede da Conferência estão abertas para os acolher. Dom Jaime lembrou da esperança que se renova no tempo do Advento, na preparação para o nascimento de Jesus, na certeza de que “Ele há de vir”.

Retorno

A celebração de hoje marcou o retorno das missas com parlamentares, após o início da pandemia do novo coronavírus. Em janeiro, a Frente Parlamentar Católica deve articular com a Assessoria Política da CNBB o agendamento da próxima missa.

Dom Jaime Spengler lembrou que a celebração da Eucaristia é sempre celebração de irmãos, “homens e mulheres que compartilham da mesma fé” e que alimenta a esperança que sustenta os cristãos.

Hoje estivemos aqui com parlamentares, que antes de tudo são cidadãos e, ainda antes, batizados e batizadas. E certamente acreditam em dias melhores, trabalham em prol de um futuro melhor para os nossos filhos, para os nosso netos, enfim, para as gerações que estão chegando. E a vivência da fé, a celebração da fé, também na liturgia alimenta essa esperança que nos sustenta”, afirmou dom Jaime Spengler.

Fonte e fotos: CNBB Brasil