03/04 Notícias da Igreja Morre dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, arcebispo emérito de Cascavel (PR)
Compartilhar

O arcebispo emérito da arquidiocese de Cascavel (PR), dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, de 91 anos, morreu próximo às 6h deste sábado, 1º de abril. Dom Lúcio faleceu enquanto estava internado na UTI do Hospital Policlínica. Ele estava internado desde a última terça-feira, 28 de março, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acarretou na morte.

O velório será realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, porém ainda não há previsão de início. O sepultamento acontecerá no cemitério central da cidade, onde também estão enterrados dom Mauro Aparecido dos Santos e dom Armando Círio.

TRAJETÓRIA

Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 2 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos. A celebração foi realizada em Bento Gonçalves (RS).

Em 6 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então, padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo. Sua ordenação episcopal foi realizada em 12 de outubro de 1983, em Farroupilha (RS), aos 51 anos de idade. O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.

Em 20 de novembro de 1983, dom Lúcio assumiu a diocese de Toledo, onde permaneceu atuante até dezembro de 1995.

Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido a idade.

Dom Lúcio foi o 5° presidente do Regional Sul 2 da CNBB entre os anos de 2002 a 2007. A renúncia compulsória por idade de Dom Lúcio deu-se em 31 de dezembro de 2007, e em janeiro de 2008, dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a arquidiocese.

Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Lúcio

Ignácio Baumgaertner

Brasília-DF, 1º de abril de 2023

Estimado irmão, dom Adelar Baruffi

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à Arquidiocese de Cascavel (PR) por ocasião do falecimento de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, bispo emérito emérito desta estimada Igreja Particular, neste sábado, 1º de abril.

Agradecemos a Deus pelo tempo de sua vida, pelos 62 anos de ordenação presbiteral e 33 de ordenação episcopal.  Um de seus traços, lembrando pelos diocesanos, é de um incansável trabalhador, tendo atuado como juiz do Tribunal Eclesial de Cascavel até os seus últimos dias. Ele também sempre demonstrava aos fieis como se portar diante dos reveses e surpresas da vida, orientando-os com os seus conselhos de pastor.

Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, e dê ao nosso irmão o descanso eterno.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-Geral da CNBB

CNBB