19/01 Notícias da Igreja Retiro Nacional para Seminaristas foi realizado, de forma presencial, durante os dias 10 a 14 de janeiro
Compartilhar

O Retiro Nacional para Seminaristas (Renasem), promovido pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica do Brasil, foi realizado na última semana, durante os dias 10 a 14 de janeiro de 2022. Este evento que aconteceu presencialmente pela primeira vez após dois anos, devido à pandemia, teve por objetivo reunir seminaristas de todo país, sendo aberto também para diáconos, padres e bispos. Esta edição teve como tema norteador: “Infundirei meu espírito em vós para que revivais” (Ez 37,14). 

O RENASEM deste ano foi realizado no estado do Mato Grosso do Sul, na sua capital Campo Grande, e foi um momento repleto da graça de Deus. Contou com a participação de mais de 130 seminaristas de todo o Brasil, além de padres e bispos. Foram dias de oração, fraternidade e festa, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, além de vivenciar profundamente os direcionamentos da Igreja e as moções do Movimento Eclesial, contribuindo, assim, para o enriquecimento da vida espiritual daqueles que almejam a vida sacerdotal. 

Durante o encontro, o diferencial do RENASEM é que ele é um momento carismático, uma oportunidade de um renovar da vocação de cada seminarista.

“É, em outras palavras, um hospital de campanha, uma estratégia de Deus para cuidar das vocações daqueles que querem ser padres. O RENASEM fica gravado dentro de nós, uma experiência que marca a vida daqueles que dele participam. É mais que um retiro, são dias em que o Senhor nos prepara para o serviço de pastores, e por isso, Ele nos chama, capacita e envia para sermos homens do testemunho. Mas para isso, é preciso escancarar nosso coração e despertar, pois, não devemos aceitar nada menos que a eternidade”.  

Conforme proposto pela equipe nacional do Ministério, e pelo fato de ainda estar-se cruzando por  um momento pandêmico, foi seguido durante o retiro também as orientações e determinações das autoridades civis e sanitárias locais e estaduais, para segurança contra a Covid-19.

“Com a graça de Deus, tudo contribuiu para que fossem, de fato, dias de oração, fraternidade e festa! Hoje, podemos, como nosso próprio hino diz: “Renasem todos os dias!”. A próxima edição do Retiro acontecerá de 09 a 13 de janeiro de 2023, na diocese de Foz do Iguaçu-PR”.

 

Por Irmão Luís Fernando Zanatta, da assessoria de Comunicação Nacional do Ministério para Seminaristas

CNBB