04/03 Notícias da Igreja Rumo ao Encontro Mundial das Famílias: o amor como em Nazaré
Compartilhar

10º Encontro Mundial das Famílias: 7 catequeses e 7 testemunhos em vídeo que contam histórias, feridas, renascimento, fé. Esta é a proposta do Vicariato de Roma e do Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a Vida em preparação para esta grande festa que terá lugar em Roma de 22 a 26 de junho próximo.

Numa antiga casa completamente reformada, na zona rural ao norte de Roma, uma experiência original de vida comunitária entre diferentes famílias ganhou vida. Cada família tem o seu próprio espaço no primeiro andar, enquanto que no térreo tem uma cozinha e uma grande sala de estar onde todos podem comer juntos. Há já algum tempo, às quatro famílias juntou-se um refugiado africano que chegou a Itália a bordo de um bote, atravessando o Mediterrâneo.

A sua história é contada no curta-metragem “Partilhar a vida” do diretor Antônio Antonelli, que acompanha a terceira catequese preparada pela diocese de Roma para o Encontro Mundial das Famílias em junho de 2022. Um encontro que – recordamos mais uma vez – terá um carácter “multicêntrico e difuso”, como estabelecido pelo Papa Francisco, e por isso todas as dioceses e comunidades locais são convidadas a promover momentos de reflexão e oração sobre o tema da família. Para os ajudar, eis os materiais preparados pela diocese de Roma e pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que estão organizando esse compromisso de junho em Roma.

“Nazaré: tornar o amor normal” é o título da catequese associada a este terceiro curta-metragem. “Ao observar a família de Jesus, José e Maria”, lemos, “cada família pode redescobrir o seu chamado, pode começar a compreender-se um pouco mais, orientar-se no caminho da vida e sentir-se atraída pela alegria do Evangelho.

Vatican News
Imagem capa: Vatican Media