22/07 Notícias da Igreja Seminário On-line de Catequese aprofunda conceito da catequese e missão dos catequistas
Compartilhar

A Comissão Regional de Catequese do Leste 2 realizou em 16 de julho, das 8h às 17h, o evento “A Catequese no cenário atual: desafios e perspectivas – Seminário On-line de Catequese”.

Os participantes refletiram sobre “A Igreja no mundo contemporâneo”, sob a assessoria de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG); “A Catequese no cenário atual”, ministrada pelo Pe. Tiago Neto, departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa e “Ser Catequista hoje”, apresentada por Débora Puppo, coordenadora da Catequese no Regional Sul 2 da CNBB.

Dom Mol foi o primeiro a se apresentar apontando sete indicações (saídas) para a Igreja no contexto atual.

Já o Pe. Tiago acentuou as grandes intuições do novo Diretório para a Catequese (lançado em 2020) para a Catequese na atualidade. Ele também reforçou o fato de que a Catequese não pode supor a fé, precisa propor a fé, contribuir para gerar a fé e destacou a necessidade de uma Catequese querigmática e mistagógica.

Por sua vez, Débora sugeriu um catequista em saída, que seja capaz de gerar pessoas melhores. A coordenadora lembrou a história “O menino do dedo verde” e ressaltou que ela é uma boa metáfora para o catequista hoje: aquele que favorece a vida, que ajuda a “brotar” a fé. Um catequista que favoreça a graça de Deus.

Ao final do seminário, o grupo avaliou como positiva a experiência e ressaltou que não foi cansativo, mas muito provocador.

Com informações de Lucimara Trevizan

CNBB Leste 2