As três conferências proferidas pelo monsenhor Antônio Manuel Saldanha e Albuquerque, secretário do Studium do Dicastério das Causas dos Santos, curso de formação de especialistas nos processos de beatificação e canonização do Vaticano, são o grande destaque da programação do terceiro dia do 1º Encontro Nacional com Postuladores.
O encontro, que reúne 70 postuladores de todo o país, é promovido pela Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Casa dom Luciano, em Brasília (DF), de 14 a 17 de julho de 2025.
Natural do Faial (Portugal), o sacerdote diocesano, que também é o cabido Liberiano da Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, ministrou três conferências com os temas: “Cristo, fonte da santidade”, “A Igreja de Cristo é a Igreja de santos” e “Importância das Causas dos Santos”. De acordo com ele, o Brasil é um país continental, com uma enorme tradição cristã e um espaço geográfico para onde confluíram tantas culturas que resultou num povo maravilhoso.
“Uma das características da beleza deste povo brasileiro é a forma profunda e intensa como vive a sua fé. Isto resulta, graças a Deus e em muitas vezes, em verdadeiros testemunhos de santidade”, disse o representante do Vaticano.
Ele afirmou que sua presença no encontro, além das 171 causas de beatificação e canonização em curso no país, o permitiu confirmar que o Brasil terá, num futuro próximo, muito mais causas sobre a vida de pessoas (homens, mulheres, jovens e crianças) que testemunharam um amor intenso a Deus e ao próximo de uma forma heroica de tal forma que alcançará uma forma de santidade.
Presente no encontro, o frade capuchinho, Jociel Gomes que mora em Recife (PE) está à frente de 11 causas de beatificação e canonização no Brasil, entre elas a de dom Helder Camara, um dos fundadores e primeiro secretário-geral da CNBB.
Para se preparar como postulador, ele cursou em Roma, o curso Studium promovido pelo Dicastério das Causas dos Santos que prepara e forma os postuladores da Igreja em todo mundo.
Segundo o frade, o encontro promovido pela Comissão da Causa dos Santos da CNBB era muito sonhado e desejado pelos postuladores brasileiros. “É um espaço que temos para a partilha das experiências e aprofundamento das causas. Até a pouco tempo não existia entre nós esta cultura de reconhecer o testemunho de vida e santidade de nossos santos e santas”, disse.
O postulador atribui a São João Paulo II o crescimento de postulações de causas no Santo no Brasil. Quando ainda Papa, João Paulo II esteve no Brasil nos anos 80, disse que no país havia tantos santos e estimulou a promoção dos processos para reconhecê-los.
O frade afirmou ser uma alegria imensa ser postulador da causa do Servo de Deus, dom Hélder Câmara que, segundo ele, deu uma grande contribuição à Igreja no Brasil, especialmente na constituição da própria CNBB. “Como nosso arcebispo de Olinda e Recife, foi um pastor sempre preocupado com o bem das suas ovelhas. Ele foi um homem que, num tempo histórico tão difícil, buscou promover a justiça e a paz”, afirmou.
Por Willian Bonfim, com fotos de Fiama Tonhá | ASCOM CNBB
CNBB