A Paróquia

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada no dia 25 de junho de 1965, situada no bairro Cariru, no município de Ipatinga, Minas Gerais.

A primeira sede da Igreja foi na capela do Colégio São Francisco Xavier, no mesmo bairro, onde permaneceu por 21 anos até que fosse erguida a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.
No inicio da década de 80, o terreno da Igreja Matriz foi doado por uma empresa atuante na cidade e em agosto de 1983 começaram os alicerces da Matriz na praça Asteca, no bairro Cariru. A planta foi aprovada pelo Bispo Diocesano Dom Mário Teixeira Gurgel e depois de três anos de obras, nos dias 27 e 28 de junho de 1986, a Igreja Matriz foi inaugurada.

Primeiro representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi o Padre Manoel Madruga, em 1965, que foi nomeado o Vigário Interino da Paróquia. Na época ele também era diretor do Colégio São Francisco Xavier, onde, na época, a capela da Igreja era situada.

Em sucessão ao Padre Manoel Madruga, vieram os seguintes párocos para a paróquia em seus respectivos anos de atuação:

1966 – Padre José Valentin Bertoldo
1974 – Padre Antônio Louzada
1976 – Padre José Martins de Carvalho
1979 – Padre Sebastião Francisco Pescatori
1981 – Padre Efraim Solano Rocha
2000 – Padre Rogério Baumann Hernandes
2001 – Padre Geraldo Ildeo Franco
2020 – Padre Ronaldo Silva Tôrre (Atual pároco)

A Paróquia faz parte da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, situada na Região Pastoral III e abrange os bairros Bela Vista, Cariru, Castelo, Bairro das Águas, Horto Paraíso, Ipabinha e Vila Ipanema. Em 2020 foram incluídas as comunidades São José em Ipabinha e Nossa Senhora da Conceição no Horto Paraíso, ambas situadas no município de Santana do Paraíso.

A Paróquia possui trabalhos comunitários com as pastorais para o auxílio das pessoas menos favorecidas que residem na região. São feitas visitas e campanhas de produtos de higiene pessoal para as detentas do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP) de Ipatinga e campanhas de remédios e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas.

São mais ou menos 300 pessoas atendidas pela Paróquia e uma comunidade empenhada e atuante nas causas sociais da nossa região.