26/04 Notícias da Igreja Bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 participam da 60ª Assembleia Geral da CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início em 19 de abril. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Os arcebispos, bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 estão presentes e ao longo da programação participam ativamente das discussões de temas prioritários e diversos que são objetos de reflexão.

Durante a primeira sessão, a presidência da CNBB apresentou o relatório de balanço de gestão 2019-2023, que constou das principais iniciativas da entidade nos últimos quatro anos, incluindo campanhas e projetos realizados no período da pandemia. O relatório também trouxe informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Comissões da entidade e um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade. A segunda sessão foi dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro. Já a terceira abordou a análise de conjuntura eclesial.

Reuniões privativas

No decorrer da programação da 60ª Assembleia Geral da CNBB, os arcebispos, bispos e administradores diocesanos de Minas Gerais estiveram reunidos para um momento de partilha e avaliação. Além disso, foi possível refletir sobre os pontos do Regimento Interno e as prévias para as Eleições Gerais da entidade.

Acesse as fotos

Eleições

O episcopado brasileiro está elegendo, desde essa segunda-feira (24), os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência das 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023 para o próximo quadriênio 2023-2026. Até o momento foram eleitos:

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente da CNBB em 24 de abril. Ele estará à frente da Presidência da entidade de 2023 a 2027.

Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO), irá desempenhar a função de novo primeiro vice-presidente durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. A votação foi realizada na manhã de 25 de abril, sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, foi eleito pela 60ª Assembleia Geral da CNBB como segundo vice-presidente da entidade. Ele ficará na função nos próximos quatro anos (2023-2027).

Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, foi eleito como novo secretário-geral da entidade. A escolha foi realizada na manhã de 25 de abril. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.

Com informações de CNBB Nacional

CNBB Leste 2