19/05 Notícias da Igreja CCM promove no segundo semestre de 2023 cursos de formação destinados a missionários
Compartilhar

O Centro Cultural Missionário, o CCM, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove nesse segundo semestre de 2023 dois cursos de formação destinados a missionários – um deles é o de aprimoramento da língua portuguesa, de 6 a 25 de agosto, e o outro é o curso Ad Gentes, de 3 a 16 de setembro.

Língua Portuguesa

As inscrições para o curso de aprimoramento da língua portuguesa já estão abertas no site do CCM. Ele é destinado a missionários que já estão no Brasil há algum tempo ou àqueles que estão de volta ao país depois de um longo período fora e busca aprofundar elementos da língua portuguesa, com ênfase na prática oral e escrita, trabalhando conjuntamente aspectos de inserção na sociedade, nas culturas e na caminhada da Igreja do Brasil, com a finalidade de aprimorar o processo de aculturação dos participantes.

As aulas de português serão ministradas todas as manhãs, de 8h30 às 12h, de segunda a sexta. As tardes serão dedicadas para palestras sobre a realidade brasileira, estudo pessoal ou em grupo, e a realização de atividades propostas pelo professor ou pela coordenação para a consolidação do aprendizado e da inserção.

Saiba mais (aqui).

Curso Ad Gentes 

O Curso Ad Gentes oferece uma formação missionária específica para missionários enviados à missão Ad Gentes e é promovido em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Dentre seus objetivos estão o de aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão.

O caminho formativo dá-se através das abordagens de dimensão humano-afetiva da missão; dimensão bíblica da missão; missão Ad gentes e Inter gentes; dimensão antropológica da missão; dimensão pedagógica da missão; dimensão social da missão; dimensão espiritual da missão; missão e a questão da mobilidade humana.

O curso será realizado na sede do CCM, em Brasília, onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupa de cama e banho. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio.

Inscreva-se (aqui) e saiba mais (aqui).

CNBB