Natural de Ipatinga (MG), Sérgio Odilon Benevides nasceu em 02 de outubro de 1965, no seio de uma família católica. Casado há 25 anos com Áurea Aparecida Benevides, e pai de Larissa Dias Benevides, Sérgio possui formação em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing, MBA em Finanças e Controladoria, e Teologia (pela Escola Diaconal), e trabalha como administrador de empresas.
Sempre presente na Igreja, desenvolveu atividades e participou de muitos movimentos, e atuou também como formador para diferentes pastorais. Contudo, apesar desta longa atuação na Igreja, seu despertar para Vocação Diaconal só teve início em 2011 quando numa conversa com um colega, o Diácono José Geraldo, ouviu sobre Diaconato Permanente.
Um ano depois, certa noite Sérgio sentiu de maneira mais forte o chamado de Deus: “a partir daquele dia houve um incômodo e a falta de algo se fazia presente”, nos contou. Entretanto, ainda não tinha discernimento de como se dedicar de forma mais intensa a Deus, visto ser casado.
Sérgio continuou com esse incômodo por mais um ano, até que em uma Celebração conduzida por Welington César (também candidato) ouviu mais uma vez sobre o Diaconato. Imediatamente, partilhou com sua família, e junto com a esposa procurou o Bispo Emérito Dom Odilon, e ele pediu a Sérgio que fizesse a experiência de um processo vocacional para que pudesse confirmar se era esse seu chamado e para que a Igreja também analisasse se havia vocação.
O candidato contou-nos que sua esposa se surpreendeu, mas prontamente o apoiou, o que é essencial para o vocacional ao Diaconato, visto que “a esposa se faz presente neste processo, pois a renúncia e a dedicação são necessárias ao casal”, ressaltou Sérgio.
Foi ordenado Diácono Permanente em 17/10/2020 pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti.