O Padroeiro

“Tudo brota daquele Coração manso e humilde que por nós foi transpassado pela lança do soldado Longuinho, na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo, da Eucaristia e também da Igreja”.

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

Sagrado Coração de Jesus foi revelado no dia 27 de dezembro de 1673. O próprio Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, freira que pertencia a uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação e a aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Jesus mostrou seu Coração humano e misericordioso a Santa Margarida como tábua de salvação para todos os pecadores que nele confiassem.

Jesus, ao aparecer à Santa Margarida Maria Alacoque, com seu Coração transpassado pela espada, disse:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências, sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”. E continuou dizendo: “Prometo, pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade e nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refugio seguro nessa última hora”.

A representação do Sagrado Coração de Jesus consiste em um coração ferido (que foi perfurado por uma lança de um soldado romano, depois de ser crucificado, para que fosse garantida a sua morte) envolto em chamas (que faz referência ao imenso amor de Cristo pela humanidade e que o demonstrou na cruz), rodeado por uma coroa de espinhos, elevado por uma chama e uma cruz. Há também a representação do Sagrado Coração na imagem do Nosso Senhor.

Milagres do Sagrado Coração de Jesus

São conhecidos vários milagres no Brasil e no mundo obtidos pela misericórdia do Sagrado Coração de Jesus. Muitos casais passaram a viver em harmonia no lar, filhos foram resgatados de caminhos de perdição, pessoas se converteram, padres e religiosos perseveraram na vocação que Deus lhes deu, doenças foram curadas e infinitas graças foram concedidas. Todos esses milagres do Sagrado Coração de Jesus são obtidos pelas orações fervorosos feitas de acordo com a Vontade de Deus.